Diego Ribeiro

Um site relevante de conteúdo cristão

Antes de morrer

Sermão ministrando no dia 17/08/2014 na Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil em Dois Unidos, Recife por Diego Ribeiro.

Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. Eclesiastes 7:2

INTRODUÇÃO

O rei Salomão faz um contraste estranho entre ir a casa onde há festa e ir a uma casa enlutada. O comum é deseja esta onde há alegria e festa. Uma casa enlutada é um local de tristeza e solidão. Mais para o rei Salomão era um local onde se podia refletir sobre a efemeridade da vida (Que possui caráter temporário; de curta duração) Em uma casa onde há festa é possível ver sorrisos, disputas, sentimentos meramente humanos. Já em uma casa enlutada é possível perceber que diante da morte todos somos iguais, que hoje esta ali um parente ou amigo mais que poderia ser qualquer um de nós. Diante da morte voltamos a ser humanos, esquecendo as diferenças. O sentimento mutuo é a solidariedade movida pelo temor e a compaixão.

Eclesiastes 9:10 – Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

Os Judeus passam a virada de ano orando e jejuando e após a virada de ano eles fazem um jejum de dez dias. No ultimo dia eles fazem o Iakpú onde eles pedem perdão e se reconciliam com aqueles que tiveram algum empasse. Todo Judeu uma vez por ano usa a sua mortalha “Traje que será usado no dia de sua morte”

Eclesiastes 7:4 – O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.

O dia de amanhã é um mistério não sabemos o que ele nos reserva. Partindo desta premissa precisamos viver o hoje como se não houvesse o amanhã.

Tiago 4:13-15 – Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 – Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 – Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.

A vida é feita para se viver intensamente e esta intensidade deve ser canalizada “direcionada” em buscar o Reino de Deus.

Mateus 6:33-34 – Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

34 – Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Procrastinar – Adiar para depois.

O brasileiro é acostumado a deixar todas as coisas para os últimos instantes. Sabe o que tem que se fazer mais adia deixando para o dia seguinte.

Ditado popular: Temos uma vida toda pela frente por que se preocupar agora?

“O conceito de morte, o medo da morte, assombra o animal humano como nenhuma outra coisa; é a motivação principal das atividades humanas. Atividade estas que têm por objetivo vencer a morte negando, de algum modo que ela é o destino final do ser humano”.  Ernest Becker

O dia e a hora de que a morte baterá em nossas porta não temos nem ideia, mais existe uma certeza que morremos. Se vamos morrer um dia por que deixar de viver e fazer as pessoas que amamos felizes?

– Por que deixar para amanhã a decisão que determinará a nossa eternidade se não temos a certeza de estar vivo amanha?

– Por que dormi briga e com raiva de alguém que amamos se podemos acorda e não e ter mais aquela pessoa neste mundo?

– Por que deixar para amanhã o que se pode fazer hoje?

O apostolo Paulo enfrentava de frente a ideia de que um dia iria morrer, seu desejo era ser levado para esta ao lado de Cristo. Mais renunciava este sentimento para viver de forma que as pessoas que ele amava chegassem ao conhecimento de Cristo.

Filipenses 1:21-24 – 21 – Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. 22 – Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. 23 – Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne. 24 – Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

CONCLUSÃO:

Viva de forma que Deus seja glorificado em sua vida. Ame, faça as pessoas felizes, cumpra com perfeição a vocação que Deus lhe deu, se entregue mais as pessoas de forma que a sua vida possa ser referencial de amor e humanidade. Existe um preço a ser pago, mais o resultado é surpreendente, pode ser que você será incompreendido e ignorado, mais ao fim desta vida Deus estará lhe esperando com a coroa da vitória no céu.

Provérbios 10:7 – A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos apodrecerá.

Viva de forma que alguém sinta a sua falta!

Salmos 90:12 – Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Tags:

About

Como cristão, eu percebi que eu nunca estarei verdadeiramente em casa até que eu esteja com o meu Salvador no céu.

View all posts by